Loader

XI CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS

XI CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS

Programação
XI CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS

Todos os vídeos ficarão disponíveis após o evento.

Filtro

Exibir:

01 Set

13h30 às 13h40 Horário de Brasília

Palavra do reitor
Alfredo Gomes (UFPE)
 

01 Set

13h40 às 14h00 Horário de Brasília

Mesa de Abertura.
Alfredo Cordiviola (UFPE)
Brenda Carlos de Andrade (UFRPE)

01 Set

14h00 às 15h30 Horário de Brasília

ABH: vinte anos
Neide González (USP) 
Lívia Reis (UFF) 
Márcia Paraquett (UFBA) 
António Esteves (UNESP)

01 Set

16h00 às 17h30 Horário de Brasília

Memoria, tiempo y fragmento
Margo Glantz (Universidad Nacional Autónoma de México),  en diálogo con Adriana Kanzepolsky (USP)

01 Set

18h00 às 19h30 Horário de Brasília

Otras literaturas hispánicas: perspectivas contemporáneas
Mbare Ngom (Morgan State University, Baltimore), con  Amarino Queiroz (UFRN)

01 Set

19h00 às 23h59 Horário de Brasília

Lançamentos de livros

01 Set

19h00 às 23h59 Horário de Brasília

Prêmio Hispanismos: Primeiras Experiências

02 Set

10h00 às 11h30 Horário de Brasília

La escritura de Antonio José Ponte entre las ruinas y el humor
Antonio José Ponte con Elena Palmero González (UFRJ) e Idalia Morejón Arnaiz (USP).

02 Set

14h00 às 15h30 Horário de Brasília

Francotiradora y forastera: dos condiciones para la crítica latino-americana
Marcela Croce (Universidad de Buenos Aires), con Viviana Gelado (UFF) y Rodrigo Labriola (UFRJ)

02 Set

16h00 às 17h30 Horário de Brasília

Resistir al neoliberalismo
Pilar Calveiro (Universidad Autónoma de la Ciudad de México) en diálogo con Brenda Carlos de Andrade (UFRPE)

02 Set

18h00 às 19h00 Horário de Brasília

Lo queer entre las luchas políticas y la literatura
José Amicola (UNLP) en diálogo con Teresa Basile (UNLP)

02 Set

18h30 às 23h59 Horário de Brasília

Apresentação de Trabalhos - Comunicação Livre

03 Set

10h00 às 11h30 Horário de Brasília

Historia de la lengua y enseñanza del español
José Luis Herrero Ingelmo (Universidad de Salamanca) con José Alberto Miranda Poza (UFPE)

03 Set

15h00 às 16h30 Horário de Brasília

Ciencia y política colonial de España en tiempos de la crisis del imperio
Pablo Diener (UFMT) con Alfredo Cordiviola (UFPE)

03 Set

17h00 às 18h30 Horário de Brasília

Literatura y crítica en América Latina hoy (circuitos, alcances, formas)
 Christopher Domínguez -Michael en diálogo con Ana Cecilia Olmos (USP) y Rafael Gutiérrez Giraldo (UFRJ)

03 Set

17h30 às 23h59 Horário de Brasília

Apresentação de Trabalhos - Simpósios temáticos

04 Set

10h00 às 11h30 Horário de Brasília

Relatos y retratos del narcotráfico en Galicia: entre el periodismo, la literatura y la televisión global
Xaquín Núñez Sabaris (Universidade do Minho) con Juan Pablo Martin Rodrigues (UFPE)

04 Set

14h00 às 15h30 Horário de Brasília

Discursos y prácticas políticas en torno a la pandemia/Discursos e práticas políticas em torno da pandemia
Elvira Narvaja de Arnoux (Universidad de Buenos Aires), Wécio Pinheiro Araújo (UFPB) e Maite Celada (USP).

 

04 Set

16h00 às 17h00 Horário de Brasília

Assembleia geral da ABH

04 Set

18h00 às 18h10 Horário de Brasília

 Palavras finais da Diretoria 2018-2020

Apresentações dos Trabalhos

COMUNICAÇÃO LIVRE - ENSINO DE LÍNGUAS | MESA 1: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE ELE
Título Autor(es)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL LÍNGUA ESTRANGEIRA NO MERCOSUL: FOCO NA PROXIMIDADE ESPANHOL E PORTUGUÊS NILDICÉIA AP. ROCHA
INTERCULTURALIDADE E COMPLEXIDADE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESPANHOLA LINCOLIN DE JESUS PESSOA
O ENSINO DO IDIOMA ESPANHOL NO BRASIL PÓS BNCC E REFORMA DO ENSINO MÉDIO: SEUS IMPACTOS NA CARREIRA DE LETRAS E NAS RELAÇÕES DO BRASIL COM SEUS VIZINHOS NEYVA SOFIA MAGALHÃES DA SILVA , CAROLINA PAOLA TRAMALLINO
LETRAMENTO CRÍTICO-VISUAL, ENSINO DE ESPANHOL E LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE LEITURA EM DUAS COLEÇÕES APROVADAS NO PNLD 2018 JOSÉ EDSON DA SILVA
COMUNICAÇÃO LIVRE - ENSINO DE LÍNGUAS | MESA 2: UM OLHAR SOBRE IDENTIDADES EM JOGO NO ENSINO ELE
Título Autor(es)
PRODUÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DOCENTES NA LICENCIATURA EM LETRAS ESPANHOL ELÍRIA QUARESMA FUGAZZA
CULTURA CHICANA EN EL AULA DE ELE: FRONTERAS Y RESISTENCIA ADÉLIA ANDRADE DE ARAÚJO
COMUNICAÇÃO LIVRE - ENSINO DE LÍNGUAS | MESA 3: RECURSOS DIDÁTICOS E/NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ELE
Título Autor(es)
MATERIAIS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS E ESPANHOL COMO LÍNGUAS ADICIONAIS: UMA ANÁLISE AO TRATAMENTO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA ÉRIKA RAMOS DE LIMA AURELIANO , JOSANE MOREIRA DE OLIVEIRA
A LEITURA DE MEMES NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ADICIONAL: O DISCURSO VERBAL E NÃO VERBAL ANDREA GALVÃO DE CARVALHO
A TRADUÇÃO NO PAR LINGUÍSTICO PORTUGUÊS-ESPANHOL COMO PRÁTICA SOCIAL: REFLEXÕES PARA O ENSINO VIVIANE CRISTINA POLETTO LUGLI
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LITERATURA E CULTURA | MESA 1: FORMAS DO ROMANCE LATINO-AMERICANO
Título Autor(es)
FRACTURA DE LO ÍNTIMO Y GÉNERO FRACTURADO: SOBRE EL SENTIDO DEL PROCEDIMIENTO COMPOSITIVO DE LA OBRA VARIA IMAGINACIÓN, DE SYLVIA MOLLOY IVANA FERIGOLO MELO
A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA EM "FORMAS DE VOLVER A CASA", DE ALEJANDRO ZAMBRA LUÍS GUSTAVO MACHADO DIAS BRITO
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LITERATURA E CULTURA | MESA 2. FICÇÕES DO REAL
Título Autor(es)
A LITERATURA DE VIAGEM E O OLHAR ILUSTRADO NO SÉCULO DAS LUZES SOLANGE REGINA DA SILVA
PACTOS REPRESENTATIVOS EN LA DRAMATURGIA HISPÁNICA CONTEMPORÁNEA: LA INSERCIÓN DE LO REAL EN ESCENA JÚLIA MORENA SILVA DA COSTA
AS CRÍTICAS RELIGIOSAS E POLÍTICAS NOS ESPERPENTOS VALLE-INCLANIANOS GUSTAVO RODRIGUES DA SILVA
REALISMO, MEMÓRIA E PERFORMATIVIDADE EM 'LOS TOPOS' (2014), DE FÉLIX BRUZZONE DEIVIDY FERREIRA DOS SANTOS
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LITERATURA E CULTURA | MESA 3: EXERCÍCIOS COMPARATIVOS
Título Autor(es)
IRENES: AS PERFORMANCES DE UM NOME EM QUATRO NARRATIVAS HISPANO-AMERICANAS AMANDA BRANDÃO ARAÚJO MORENO
HEGEMONIA E FICÇÃO NA NARRATIVA BRASILEIRA E CUBANA DA DÉCADA DE 1990 DIONISIO MARQUEZ ARREAZA
O CAMINHAR COMO FORMA DE CRIAR E ESTAR NO MUNDO: APROXIMAÇÕES ENTRE O CORPO E A MENTE EM EL HUÉSPED, DE GUADALUPE NETTEL WILCK CAMILO FERREIRA DE SANTANA
OS MAIAS E O IRON MAIDEN: MORTE, SACRIFÍCIOS E O CALENDÁRIO DE LUCROS DA BANDA INGLESA ALESSANDRO DE ALMEIDA
DAS ARMAS E DAS LETRAS À FILOSOFIA DA LIBERAÇÃO DANI LEOBARDO VELASQUEZ ROMERO
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LITERATURA E CULTURA | MESA 4: VOZES FEMININAS: REPRESENTAÇÕES
Título Autor(es)
IMAGEM E MEMÓRIA COLETIVA DE EVA PERÓN ROSA MARIA DA SILVA FARIA
O “ETERNO FEMININO” REVISTO POR ROSARIO CASTELLANOS ESTER ABREU VIEIRA DE OLIVEIRA , MARIA MIRTIS CASER
A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: “A MULHER! O QUE VEM A SER A MULHER?” O DISCURSO FEMINISTA DE JUANA PAULA MANSO NO JORNAL DAS SENHORAS REGINA SIMON DA SILVA
O PAPEL DA MULHER NO ROMANCE MAR AFUERA (2017), DE GRECIA CÁCERES LÉA CRISTINA ANDRADE
SANDRA CISNEROS: FEMINISMO, VIDA E LITERATURA MARIA LUANA CAMINHA VALOIS
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LITERATURA E CULTURA | MESA 5: VOZES FEMININAS: RESISTÊNCIAS
Título Autor(es)
CORPO NEGRO E IMAGINÁRIO, PROXIMIDADE E DISTANCIAMENTO: EXPERIÊNCIA DE MULHERES NEGRAS E ASSUNÇÃO DE VOZ FEMININA EM MARIA FIRMINA DOS REIS E JUANA PAULA MANSO ARY PIMENTEL , EDINELIA MARIA OLIVEIRA SOUZA
RESSIGNIFICAÇÃO, SUBSTANTIVO FEMININO: LA LLORONA E O FEMINISMO CHICANO DE ANA CASTILLO DANIELLY CRISTINA PEREIRA VIEIRA
TESTIMONIO Y AUTOFICCIÓN EN CHICAS MUERTAS DE SELVA ALMADA GRACIELA FOGLIA
A ESTÉTICA BARROCA NA CONTROVERSA TRAJETÓRIA DE UMA MULHER PECULIAR: PERSPECTIVAS SOBRE A AUTOBIOGRAFIA DE CATALINA DE ERAUSO. AMANDA MOURY FERNANDES BIONI
A LITERATURA E A RESISTÊNCIA FEMININA NO ROMANCE JONATÁS Y MANUELA, DE LUZ ARGENTINA CHIRIBOGA PATRICIA RIBEIRO BRASIL
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LITERATURA E CULTURA | MESA 6: A ÉPOCA DOS ÁUSTRIAS E SUAS RELEITURAS
Título Autor(es)
O MISTÉRIO ESCONDIDO: A SOCIEDADE SECRETA NUM UNIVERSO, PREDOMINANTEMENTE, MASCULINO. EDWIRGENS APARECIDA RIBEIRO LOPES DE ALMEIDA
A INTERTEXTUALIDADE QUEVEDIANA EM NICANOR PARRA: HUMOR E SARCASMOS. BEATRICE TÁVORA , MARY ANNE WARKEN S. SOBOTTKA
VOCES PEREGRINAS: GÓNGORA Y EL GONGORISMO EN LA LITERATURA BRASILEÑA SAMUEL ANDERSON DE OLIVEIRA LIMA
A SOBREVIVÊNCIA DO ROMANCE DOM QUIXOTE NO CINEMA EM ADAPTAÇÕES, DIÁLOGOS E REATUALIZAÇÕES DE UMA NARRATIVA QUE SE FEZ UNIVERSAL JOÃO EDUARDO HIDALGO , MARIA ARMINDA DO NASCIMENTO ARRUDA
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LITERATURA E CULTURA | MESA 7: IMAGENS E MATÉRIAS
Título Autor(es)
RESIGNIFICACIÓN DE SABERES POPULARES EN LA OBRA PLÁSTICA DE RICCARDA MERZBACHER DE CORDIVIOLA (1909-1978) VALERIA SORCINELLI
ARTEFACTOS: DIÁLOGOS DE NICANOR PARRA COM A POESIA CONCRETA E VISUAL FRANKLIN LARRUBIA VALVERDE
UNA CONTENCIÓN DIABÓLICA: JOAN PONÇ EN LOS TRÓPICOS MARGARETH DOS SANTOS
NERUDA EN EL CINE SARA DEL CARMEN ROJO DE LA ROSA
PROPOSTA DE UMA LEITURA INTERTEXTUAL COMPARATIVA ENTRE O ROMANCE “UN PADRE DE PELÍCULA” DE ANTÔNIO SKÁRMETA E A VERSÃO CINEMATOGRÁFICA "O FILME DA MINHA VIDA” DIRIGIDA POR SELTON MELLO ITALO OSCAR RICCARDI LEÓN
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LITERATURA E CULTURA | MESA 8: SOBRE OS CLÁSSICOS I
Título Autor(es)
ENTRE MORTOS E FERIDOS, O HOMEM SEM SALVAÇÃO: ANÁLISE DA TRAJETÓRIA NARRATIVA DA PERSONAGEM ISIDORO VIDAL, EM DIARIO DE GUERRA DEL CERDO, DE ADOLFO BIOY CASARES SAMANTHA LIMA DE ALMEIDA
(RE)ESCRIBIR EL CUERPO DE LA TRADICIÓN LITERARIA: ALGUNAS A APROXIMACIONES A “HISTORIA DE UN SOBRETODO” DE RUBÉN DARÍO Y A “EL HIJO DE PAUL VERLAINE, SE JUAN JOSÉ DE SOIZA REILLY. LUCÍA GONZÁLEZ
LA VIDA BREVE: LABIRINTOS E ENCRUZILHADAS FICCIONAIS ENTRE A ANTIGUIDADE E O NEOBARROCO. ANTONIO MÁRCIO MONTEIRO GUEIROS
UMA LEITURA NEOBARROCA DE CEM ANOS DE SOLIDÃO ROBERTA DUARTE DE ARAÚJO , SAMUEL ANDERSON DE OLIVEIRA LIMA
ROA BASTOS NA CONTRA MÃO DO TEMPO: A PONTE ENTRE O MODERNO E O BARROCO. INÊS VIRGINIA CABALLERO DA SILVA PEREIRA
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LITERATURA E CULTURA | MESA 9: SOBRE OS CLÁSSICOS II
Título Autor(es)
DEGOLANDO A GALINHA E DECEPANDO O SEIO: O VERMELHO QUE TINGE O HORROR NO UNIVERSO INFANTIL EM LA GALLINA DEGOLLADA, DE QUIROGA FLÁVIA VALÉRIA SALVIANO SERPA ROJO
LITERATURA EM ABISMO NA NARRATIVA FANTÁSTICA LAS BABAS DEL DIABLO DE JÚLIO CORTÁZAR MARGARETH TORRES DE ALENCAR COSTA
A MORTE E A DECADENCIA HUMANA PRESENTES NA CONTÍSTICA QUIROGUIANA. WILSON CAVALCANTE COSTA JUNIOR , MARGARETH TORRES DE ALENCAR COSTA
AS NOVELAS FOLHETINESCAS DE HORACIO QUIROGA E O SURGIMENTO DE UM NOVO PÚBLICO LEITOR NA METRÓPOLE ARGENTINA AMÁLIA CARDONA LEITES
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LITERATURA E CULTURA | MESA 10: LITERATURA, MODERNIDADE, HISTÓRIA
Título Autor(es)
ARGENTINA, UM DELÍRIO (POR JUAN JOSÉ SAER) DIEGO CARDOSO PEREZ
A RECEPÇÃO DE EUGÉNIO DE CASTRO E A DEFINIÇÃO DA MODERNIDADE HISPÂNICA MIGUEL FILIPE PATEIRO MOCHILA
LORCA SOB CENSURA: O TEATRO LORQUIANO E A DITADURA MILITAR BRASILEIRA. ANGELA DOS SANTOS
LITERATURA E FICÇÃO HISTÓRIOGRÁFICA EM EL REINO DE ESTE MUNDO DE ALEJO CARPENTIER LAURA TORRES DE ALENCAR NETA , LUIZIR DE OLIVEIRA
A VISIBILIDADE DO PROTAGONISMO FEMININO NA REVISÃO DA HISTÓRIA E DA LITERATURA ARGENTINA EM NARRATIVAS DE MARÍA ROSA LOJO FERNANDA APARECIDA RIBEIRO
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LITERATURA E CULTURA | MESA 11: LITERATURAS HIFENIZADAS
Título Autor(es)
BREVE ANÁLISE DE CUENTOS NEGROS SOB A PERSPECTIVA EXUSÍACA MARIANA PEREIRA DA FONSECA TEIXEIRA
VOZES E MEMÓRIAS TRANSAFRICANAS: A LITERATURA AFRO-PERUANA DE GREGORIO MARTÍNEZ NAVARRO LUCY MIRANDA DO NASCIMENTO
UM NOVO GÊNERO ARTÍSTICO-LITERÁRIO CHEGA À CENA ARGENTINA: O CASO DO SLAM DE POESÍA ORAL FABIANA OLIVEIRA DE SOUZA
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LITERATURA E CULTURA | MESA 12: FILIAÇÕES E DESLOCAMENTOS NA LITERATURA DA AMÉRICA LATINA I
Título Autor(es)
QUEM NÃO TEM CÃO, CAÇA COM PÁSSARO: FANTÁSTICO E VIOLÊNCIA EM “A EXPIAÇÃO”, DE SILVINA OCAMPO RAUL DA ROCHA COLAÇO
FILIACIONES LITERARIAS: ELECTRA EN VIRGILIO PIÑERA Y MAGALI ALABAU EDUARDA VAZ GUIMARÃES
EXPATRIADOS E EXILADOS: A PRODUÇÃO CULTURAL DA/SOBRE A IMIGRAÇÃO AO MÉXICO NOS SÉCULOS XX E XXI THERESA KATARINA BACHMANN
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LITERATURA E CULTURA | MESA 13. FILIAÇÕES E DESLOCAMENTOS NA LITERATURA DA AMÉRICA LATINA II
Título Autor(es)
ENTRE CHILE E BRASIL: MEMÓRIA, DESLOCAMENTO E IDENTIDADE EM O INVENTÁRIO DAS COISAS AUSENTES (2014), DE CAROLA SAAVEDRA PATRICIA MARIZ DA CRUZ
COM ARMAS SONOLENTAS: UMA LEITURA EXPANSIVA DO ROMANCE DE CAROLA SAAVEDRA JOSYE GONÇALVES FERREIRA
A TRAVESSIA LITERÁRIA DE EDUARDO GALEANO: DA ESCRITA HISTORIOGRÁFICA ÀS ESCRITURAS SENSÍVEIS DA MEMÓRIA DITATORIAL DA AMÉRICA LATINA HELOISA HELENA R. MIRANDA
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LINGUAGEM | MESA 1: DISCURSOS EM ANÁLISE 1
Título Autor(es)
O REFÚGIO NA LÍNGUA: DISCURSOS DE VENEZUELANOS REFUGIADOS NO BRASIL PRISCILA GENELHÚ SOARES
PAÍS DE TESOUROS ESCONDIDOS: DISCURSOS, MEMÓRIAS E IMAGINÁRIOS EM VÍDEOS QUE PROMOVEM O TURISMO NO PERU. MAHARA MATIAS
DISCURSOS SOBRE LA EDUCACIÓN A DISTANCIA EN AMÉRICA LATINA FABIELE STOCKMANS DE NARDI , MIZAEL INÁCIO DO NASCIMENTO
BRASIL E ARGENTINA: A RELAÇÃO ENTRE VULNERABILIDADE SOCIAL E CRIMINALIDADE NO DISCURSO POLÍTICO GISELE SOUZA MOREIRA
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LINGUAGEM | MESA 2: DISCURSOS EM ANALISE 2
Título Autor(es)
POR UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO JORNALÍSTICO DA ESPANHA SOBRE O BRASIL E PELA COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE ESTEREOTIPIA DE PAÍSES PELO JORNALISMO INTERNACIONAL CARLA SEVERIANO DE CARVALHO
PATIOS MILITANTES: A JUVENTUDE DO PASSADO, DO PRESENTE E DO FUTURO NOS DISCURSOS DE CRISTINA KIRCHNER LUIZA GIANNOTTI TROCCOLI
O ESPANHOL COMO LÍNGUA FRANCA E SEUS OBSTÁCULOS IDEOLÓGICOS CAMILLA GUIMARÃES SANTERO PONTES
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LINGUAGEM | MESA 3: ESTUDOS DE LINGUAGEM E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE ELE
Título Autor(es)
ANÁLISE DE TRADUÇÕES, ASPECTOS CONTRASTIVOS E O ENSINO DA TRADUÇÃO NO PAR PORTUGUÊS-ESPANHOL BRUNA MACEDO DE OLIVEIRA
À BUSCA DO LETRAMENTO CRÍTICO: AS TAREFAS CRÍTICAS COMO SUGESTÃO EM ATIVIDADES DE LEITURA. GERALDO EMANUEL DE ABREU SILVA
LA ADQUISICIÓN DEL ESPAÑOL COMO LENGUA EXTRANJERA COMO PROCESO DE SUBJETIVIZACIÓN: UNA CUESTIÓN DE CAPTURA MARÍA VIRGINIA BRUZZO , HUGO ROBERTO WINGEYER
LOS SUBTÍTULOS AUTOMÁTICOS DE YOUTUBE: PROBLEMAS Y SOLUCIONES PARA TRADUZIR LA AMÉRICA SILENCIADA JORGE HERNÁN YERRO
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LINGUAGEM | MESA 4: DESCRIÇÃO E ANÁLISE LINGUÍSTICAS – ASPECTOS TEÓRICOS 1
Título Autor(es)
A TRANSFERÊNCIA DO PADRÃO DE DISTÂNCIA REFERENCIAL NA SELEÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE RETOMADA DE OBJETO DIRETO ANAFÓRICO DO ESPANHOL PARA O PB (L2) POR FALANTES DA VARIEDADE DA CIDADE DO MÉXICO JÚLIA CHEBLE PUERTAS
TRANSFERÊNCIA DE VALORES DO PERFECT NO PB L2 DE FALANTES DO ESPANHOL DO MÉXICO ANA CAROLINA MONTEIRO FREITAS HENRIQUES
A INFLUÊNCIA DA DISTÂNCIA NA SELEÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE RETOMADA DE OBJETO DIRETO NA VARIEDADE DO ESPANHOL DE ENCARNACIÓN MARCELO HENRIQUE SILVA DOS SANTOS
A INFLUÊNCIA DO TRAÇO DE ANIMACIDADE NA SELEÇÃO DA ESTRATÉGIA DE RETOMADA POR REPETIÇÃO DO SINTAGMA NOMINAL (SN) POR FALANTES DE PORTUGUÊS APRENDIZES DE ESPANHOL HELOISE COSME DE SOUSA , MARIA MERCEDES RIVEIRO QUINTANS SEBOLD
COMUNICAÇÃO LIVRE - ESTUDOS DE LINGUAGEM | MESA 5: DESCRIÇÃO E ANÁLISE LINGUÍSTICAS – ASPECTOS TEÓRICOS 2
Título Autor(es)
AS ORAÇÕES RELATIVAS DO ESPANHOL: ESTUDO EXPERIMENTAL SOBRE A SELEÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE RELATIVIZAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM O GRAU DE FORMALIDADE DO CONTEXTO DE PRODUÇÃO CAROLINA ECARD BARROS
VALORES ASPECTUAIS DA PERÍFRASE “ESTAR+GERÚNDIO” NO ESPANHOL DE SANTIAGO THAIS DA SILVEIRA NEVES ARAUJO
VOSSA MERCÊ VIESTES DE VUESTRA MERCED? LUCIANO CORREA DE MORAES JUNIOR
ANÁLISE E DESCRIÇÃO DO FENÔMENO DAS CONSTRUÇÕES VERBAIS LOCATIVAS DO ESPANHOL ROANA RODRIGUES
UMA ANÁLISE CONSTRUCIONISTA DA MUDANÇA DE ESTADO EM PORTUGUÊS E ESPANHOL MAGDA BATISTA DE SANT' ANNA MARTINS
COMUNICAÇÃO LIVRE - MESA MULTIDISCIPLINAR
Título Autor(es)
O REFUGIADO VENEZUELANO E A ESCOLARIZAÇÃO BRASILEIRA: O SUJEITO ENTRE-LÍNGUAS E ENTRE-ESPAÇOS CAMILA DA SILVA LUCENA
ST 01 - LITERATURA E TRADUÇÃO DO SÉCULO DE OURO ESPANHOL: POESIA, PROSA E TEATRO | SESSÃO 01
Título Autor(es)
A RECEPÇÃO DE QUEVEDO NO BRASIL ATRAVÉS DA TRADUÇÃO DE SUAS OBRAS ANDRÉA CESCO
A REVISTA QUIXOTE GAÚCHA: UMA LEITURA PECULIAR DE DOM QUIXOTE, DE MIGUEL DE CERVANTES ALINE VENTURINI
A RECEPÇÃO DE FRANCISCO DE QUEVEDO Y VILLEGAS NA IMPRENSA BRASILEIRA DOS SÉCULOS XIX E XX BEATRICE TÁVORA
TRADUÇÃO DE EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS E DITOS POPULARES EM LA HORA DE TODOS Y LA FORTUNA CON SESO DE QUEVEDO Y VILLEGAS CLEONICE MARISA DE BRITO NAEZOLD DE SOUZA
ST 01 - LITERATURA E TRADUÇÃO DO SÉCULO DE OURO ESPANHOL: POESIA, PROSA E TEATRO | SESSÃO 02
Título Autor(es)
TRADUÇÃO DE ÉPICA BURLESCA: LA GATOMAQUIA DE LOPE DE VEGA WAGNER MONTEIRO PEREIRA
AVENTURARSE PERDIENDO. NO LIMIAR ENTRE TRADUÇÃO E TRAIÇÃO DE UM CONTO DE MARÍA DE ZAYAS (1637) ROSANGELA SCHARDONG
ANALISIS COMPARATIVO DE LOS RASGOS LINGÜÍSTICOS DEL PERSILES DE CERVANTES CON EL QUIJOTE MARIA STELLA GALVÃO SANTOS
POESIA, POLÍTICA E LOUVOR NA CANÇÃO HERÓICA DE LA ARMADA QUE FUE A INGLATERRA DE LUIS DE GÓNGORA GUSTAVO LUIZ NUNES BORGHI
ST 02 - UNA MIRADA A LOS FENÓMENOS DEL HABLA Y A LA DIDÁCTICA DE LA PRONUNCIACIÓN: MÁS ALLÁ DE LA FONÉTICA APLICADA | SESSÃO 01
Título Autor(es)
INTERACCIÓN Y PRODUCCIÓN ORAL EN E / LE: UNA ACCIÓN DIDÁCTICA BASADA EN EL ENFOQUE ORAL MONIQUE LEITE ARAUJO
A TAREFA E A ORALIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA COMPENTÊNCIA FÔNICA: UMA PROPOSTA DE AÇÃO DIDÁTICA PILOTO QUÉFREN RAMSÉS CORRÊA LOPES
DIMENSIÓN FÓNICA DE LA LENGUA E IMPLICACIONES DIDÁCTICAS ALINE FONSECA DE OLIVEIRA
ENSINO-APRENDIZAGEM DE E/LE EM AMBIENTE VIRTUAL - DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA FÔNICA DO APRENDIZ, UMA PROPOSTA DIDÁTICA LORENA FREIRE BARROS MONTENEGRO
ST 02 - UNA MIRADA A LOS FENÓMENOS DEL HABLA Y A LA DIDÁCTICA DE LA PRONUNCIACIÓN: MÁS ALLÁ DE LA FONÉTICA APLICADA | SESSÃO 02
Título Autor(es)
CREENCIAS Y ACTITUDES SOBRE LA NASALIDAD VOCÁLICA POR PROFESORES BRASILEÑOS DE ESPAÑOL DÉBORAH CRISTINA PEREIRA DE SOUZA
A VARIAÇÃO PROSÓDICA EM LÍNGUAS PLURICÊNTRICAS E ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ADICIONAL NATALIA DOS SANTOS FIGUEIREDO
ORALIDAD Y PORTFOLIO DE LENGUAS EN LA ENSEÑANZA DE ESPAÑOL COMO LENGUA ADICIONAL MIGUEL MATEO RUIZ
ST 03 - POLÍTICAS IDENTITÁRIAS, EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E DECOLONIALIDADE: POR OUTROS MUNDOS POSSÍVEIS PARA O HISPANISMO BRASILEIRO | SESSÃO 01 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL, EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E DECOLONIALIDADE
Título Autor(es)
A PERSPECTIVA TRANSLÍNGUE NA AULA DE ESPANHOL COMO RECURSO DE PRÁTICA LINGUÍSTICA CRÍTICA LUIZIANE DA SILVA ROSA
EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA, LOCUS ENUNCIATIVO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM PERCURSO PARA A COMPREENSÃO DAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM EM SITUAÇÃO DE COLONIALIDADE LÍVIA MÁRCIA TIBA RÁDIS BAPTISTA
A DESOBEDIÊNCIA EPISTÊMICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REPENSANDO O PROJETO DE EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA DO PROFESSOR DE LÍNGUAS LÍLIAN LATTIES
PERSPECTIVAS DE LÍNGUA(GEM) DE PROFESSORES FORMADORES DA EAD: REFLEXÕES SOBRE A AQUISIÇÃO DE LÍNGUA ESPANHOLA KAROLINE DA CONCEIÇÃO SANTOS
FORMACIÓN DE PROFESORES DE LENGUA ESPAÑOLA EN EL NORTE Y EL SUR GLOBALES: ENTRE LA INTERCULTURALIDAD CRÍTICA Y LA COLONIALIDAD LINGÜÍSTICA FERNANDA TONELLI
ST 04 - EXCESSOS E CARÊNCIAS DO CORPO: INSCREVER A ENFERMIDADE NAS ARTES-LITERATURAS HISPÂNICAS | SESSÃO 01 - O CORPO SEXUADO E SUAS DOENÇAS
Título Autor(es)
SALÓN DE BELLEZA VERSUS ‘DISPOSITIVO DE PESSOA’: CORPO, DOENÇA E SEXUALIDADE ANA CAROLINA MACENA FRANCINI
"CARTAS PARA ALÉM DOS MUROS”: CAIO FERNANDO ABREU E A CONFISSÃO EPISTOLAR DE UM CORPO ENFERMO PELA AIDS" NOMAGER FABÍOLO NUNES DE SOUSA
SEMIOSIS DEL CUERPO Y SUS DOLORES EN LAS POÉTICAS DE PARRA, PERLONGHER Y COURTOISIE SILVANA SERRANI
ST 07 - TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIAS NA AMÉRICA LATINA NO SÉCULO XXI | SESSÃO 01
Título Autor(es)
OS FANTASMAS DA PÓS-AUTONOMIA WANDERLAN ALVES
REINSCRIÇÕES CRÍTICAS, CONTINGÊNCIAS (BIO)POLÍTICAS – POTENCIALIDADES NO ROMANCE LATINO-AMERICANO CONTEMPORÂNEO RENATA FARIAS DE FELIPPE
EL ETHOS CRÍTICO Y LA SEDUCCIÓN DE LOS RELATOS DIEGO PELLER
DISEMINACIÓN, (DES)(RE)TERRITORIALIZACIÓN Y HETEROGENEIDAD NO-DIALÉCTICA LIVIA GROTTO
INTEMPESTIVO: EL ENSAYO LUDMER MARIANA CATALIN
ST 08 - O ENSINO DAS LITERATURAS HISPÂNICAS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ESPANHOL | SESSÃO 01
Título Autor(es)
O CARÁTER HUMANIZADOR DO TEXTO LITERÁRIO E O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA BRUNA OTANI RIBEIRO
LITERATURA: MEMÓRIA, SONHO E ANSEIO HUMANO OU POR QUE ENSINAR LITERATURA? ADRIANA ORTEGA CLÍMACO
O PROFESSOR COMO MEDIADOR DE LEITURA DE NARRATIVAS LITERÁRIAS: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE BAKHTIN E FREIRE ALIANA GEORGIA CARVALHO CERQUEIRA
“CALLE DE LOS POETAS”, (RE)CRIANDO PERCURSOS DE LEITORES ERICA THEREZA FARIAS ABREU
ST 03 - POLÍTICAS IDENTITÁRIAS, EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E DECOLONIALIDADE: POR OUTROS MUNDOS POSSÍVEIS PARA O HISPANISMO BRASILEIRO | SESSÃO 02 - PRÁTICAS, ENSINO DE ESPANHOL E DECOLONIALIDADE
Título Autor(es)
DECOLONIALIDADE E INTERCULTURALIDADE CRÍTICA: REPENSANDO PRÁTICAS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E LITERÁRIA EM ESPANHOL DORIS CRISTINA VICENTE DA SILVA MATOS
OS LETRAMENTOS PERIFÉRICOS E O ENSINO DE ESPANHOL NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL APROVADOS PELO PNLD MATEUS CAMELO DE OLIVEIRA
PRÁTICAS INSUBMISSAS PARA O ENSINO DE ESPANHOL: NARRATIVAS ATRAVESSADAS SOBRE A VIOLÊNCIA DO COTIDIANO MÁIRA BARBOZA DE OLIVEIRA COELHO , LÍVIA MÁRCIA TIBA RÁDIS BAPTISTA
A PERSPECTIVA AFROGÊNICA NOS ITENS DE ESPANHOL DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) 2010-2019 GABRIELA RODRIGUES BOTELHO
O ENSINO TÉNICO-PROFISSIONALIZANTE E A CIDADANIA NO CURRÍCULO DE LÍNGUAS DO IFBA ITAMARAY NASCIMENTO CLEOMENDES DOS SANTOS , LÍVIA MÁRCIA TIBA RÁDIS BAPTISTA
ST 04 - EXCESSOS E CARÊNCIAS DO CORPO: INSCREVER A ENFERMIDADE NAS ARTES-LITERATURAS HISPÂNICAS | SESSÃO 02 - SOBRE AS `DOENÇAS DA MENTE’: DEMÊNCIA, PARANOIAS E PERDAS DA MEMÓRIA
Título Autor(es)
LA CONSTRUCCIÓN LITERARIA DE LA DEMENCIA DE JUANA I EN EL SIGLO XIX MARÍA DOLORES AYBAR RAMÍREZ
ENTRE LEMBRAR E ESQUECER: A AMIZADE EM DESARTICULACIONES, DE SYLVIA MOLLOY RENATA CRISTINA PEREIRA RAULINO
CORPO ENFERMO COMO SINTOMA DA CIDADE DOENTE: AS REPRESENTAÇÕES DA PARANOIA E A PRESENÇA DO CÂNCER EM SUEÑOS DIGITALES (2000), DE EDMUNDO PAZ SOLDÁN EULÁLIO MARQUES BORGES
ST 07 - TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIAS NA AMÉRICA LATINA NO SÉCULO XXI | SESSÃO 02
Título Autor(es)
O TERROR COMO MOTOR DA CRIAÇÃO LITERÁRIA NA OBRA DE MARIANA ENRÍQUEZ DALVA DESIRÉE CLIMENT
OS RUMOS DO REALISMO NA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA ANA CAROLINA SCHMIDT FERRÃO
DA HYBRIS DO PONTO ZERO DANUSA DEPES PORTAS
BELLEZA Y FELICIDAD: COMUNIDAD EXPERIMENTAL JULIETA NOVELLI
ST 08 - O ENSINO DAS LITERATURAS HISPÂNICAS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ESPANHOL | SESSÃO 02
Título Autor(es)
A POESIA EM LÍNGUA ESPANHOLA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ESPANHOL SATURNINO JOSÉ VALLADARES LÓPEZ
O ENSINO DAS LITERATURAS HISPÂNICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ESPANHOL NA BAHIA RAQUEL DA SILVA ORTEGA
ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE: O ENSINO DE LITERATURAS HISPÂNICAS NO CURSO DE LETRAS ESPANHOL MARIA LUIZA TEIXEIRA BATISTA
O PAPEL HUMANIZADOR DA LITERATURA INFANTIL EM SITUAÇÕES TRAUMÁTICAS NAS OBRAS DA ESCRITORA E ILUSTRADORA CHILENA PALOMA VALDIVIA ELIZABETH GUZZO DE ALMEIDA , LUIZA SANTANA CHAVES
ST 03 | SESSÃO 03 - PRÁTICAS DE LINGUAGEM, LÍNGUA ESPANHOLA E DECOLONIALIDADE | SESSÃO 03 - PRÁTICAS DE LINGUAGEM, LÍNGUA ESPANHOLA E DECOLONIALIDADE
Título Autor(es)
A AULA DE ESPANHOL COMO ESPAÇO DE PROMOÇÃO DO DIREITO AO ACESSO AOS BENS CULTURAIS MARIA EUGENIA SANTOS CONCEIÇÃO
PERSPECTIVAS DECOLONIAIS NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA DE REEXISTÊNCIA EM LÍNGUA ESPANHOLA NA UNILA VALDINEY DA COSTA LOBO
LINGUAGEM E FLUXO FORÇADO: PROBLEMÁTICAS E PERSPECTIVAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM A REFUGIADOS VENEZUELANOS NO CONTEXTO BRASILEIRO TIAGO ALVES NUNES
EL ESPAÑOL BRASILEÑO, EL FRONTERIZO Y EL PORTUÑOL COMO VARIANTES LEGÍTIMAS DEL CASTELLANO JAVIER MARTÍN SALCEDO
ST 04 - EXCESSOS E CARÊNCIAS DO CORPO: INSCREVER A ENFERMIDADE NAS ARTES-LITERATURAS HISPÂNICAS | SESSÃO 03 - DOENÇAS, SOBREVIVÊNCIAS E SUICÍDIO: DIÁLOGOS E RELEITURAS NA LITERATURA LATINO-AMERICANA
Título Autor(es)
AS FORMAS DE SOBREVIVÊNCIA EM DISTANCIA DE RESCATE, DE SAMANTA SCHWEBLIN ELLEN MARIA MARTINS DE VASCONCELLOS
O CORPO, AS ONDAS, OS VERSOS DE VOY A DORMIR E O SUICÍDIO EM ALFONSINA STORNI CRISTIANE DE MESQUITA ALVES
COSMOGONIA E ANCESTRALIDADE: FACES DAS ENFERMIDADES DO CORPO E DA ALMA EM LA NOCHE BOCA ARRIBA DE JULIO CORTÁZAR ISIS ALBUQUERQUE
“DESDE EL RECUERDO DE HABERLO VISTO”: CEGUEIRA E MEMÓRIA EM SANGRE EN EL OJO ANDERSON FELIX DOS SANTOS
ST 07 - TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIAS NA AMÉRICA LATINA NO SÉCULO XXI | SESSÃO 03
Título Autor(es)
SOBRE ESCRITORES-CRÍTICOS: “NO LEER” DE ALEJANDRO ZAMBRA RAFAEL EDUARDO GUTIERREZ GIRALDO
RUMOS DA CRÍTICA FEMINISTA LATINO-AMERICANA NO SÉCULO XXI: ENTRE O LOCAL E GLOBAL ISIS MILREU
MARGARITA MATEO PALMER: ESCREVER APESAR DAS RUÍNAS/ ESCREVER A PÓS-CRÍTICA PACELLI DIAS ALVES DE SOUSA
SILVIANO SANTIAGO: INTERSECÇÔES ENTRE A CRÍTICA LITERÁRIA E A FICÇÃO RENATA MAGDALENO
DERIVAS NOVELESCAS DE LA CRÍTICA. LA AVENTURA AUTOBIOGRÁFICA DE JORGE MONTELEONE JULIANA REGIS
ST 09 - LA IMPORTANCIA DEL CONCEPTO DE ARCHIFONEMA PARA LA ENSEÑANZA DE ESPAÑOL A HABLANTES DE PORTUGUÉS, DE PORTUGUÉS A HISPANOHABLANTES Y PARA LOS PROCESOS DE ALFABETIZACIÓN Y LETRAMIENTO DE AMBAS LENGUAS | SESSÃO 01
Título Autor(es)
O CONCEITO DE ARQUIFONEMA NO ENSINO DE ESPANHOL A FALANTES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO KARININE CARLA ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA , VICENTE MASIP VICIANO
LA TRANSPOSICIÓN CONCEPTUAL Y TERMINOLÓGICA DEL CONCEPTO DE ARCHIFONEMA AL NIVEL LÉXICO-SEMÁNTICO DEL LENGUAJE: ARCHILEXEMA, ARCHISEMEMA Y CAMPO LÉXICO JOSÉ ALBERTO MIRANDA POZA , CRISTINA BONGESTAB
UN CAPÍTULO DE EPISTEMOLOGÍA E HISTORIA DE LA LINGÜÍSTICA: EL ESTRUCTURALISMO EUROPEO Y LOS CONCEPTOS DE ARCHIFONEMA Y ARCHIMORFEMA CRISTINA BONGESTAB , JOSÉ ALBERTO MIRANDA POZA
O CONCEITO DE ARQUIFONEMA VICENTE MASIP VICIANO
ST 10 - NUEVOS CAMINOS PARA LA ENSEÑANZA-APRENDIZAJE DE LA LENGUA ESPAÑOLA: EL ESPAÑOL COMO PRÁCTICA SOCIAL | SESSÃO 01
Título Autor(es)
O QUE APRENDER E ENSINAR COM AS MENINAS DA QUARTA ONDA DO FEMINISMO MARCIA PARAQUETT
LETRAS DE MÚSICAS LATINO-AMERICANAS: REPRESENTAÇÕES FEMININAS NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA CLEIDIMAR APARECIDA MENDONÇA E SILVA
EL ESPAÑOL Y EL MUNDO: LA FUNCIÓN SOCIAL DE LAS LENGUAS EXTRANJERAS EN SECUNDARIA HUGO JESÚS CORREA RETAMAR
LA ENSEÑANZA-APRENDIZAJE DE LA ESCRITURA EN LENGUA ESPAÑOLA EN LA EDUCACIÓN A DISTANCIA SUZANNA SILVA DE ALMEIDA
ST 09 - LA IMPORTANCIA DEL CONCEPTO DE ARCHIFONEMA PARA LA ENSEÑANZA DE ESPAÑOL A HABLANTES DE PORTUGUÉS, DE PORTUGUÉS A HISPANOHABLANTES Y PARA LOS PROCESOS DE ALFABETIZACIÓN Y LETRAMIENTO DE AMBAS LENGUAS | SESSÃO 02
Título Autor(es)
ARQUIFONEMA E REPERTÓRIO LINGUÍSTICO: EXEMPLOS DAS LÍNGUAS DO MUNDO E A INFLUÊNCIA DO CASTELHANO NA NEUTRALIZAÇAO DO TRAÇO GEMINADO NO ITALIANO MERIDIONAL MARCO BARONE
IMPORTÂNCIA DO CONCEITO DE ARQUIFONEMA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS BRASILEIROS MARÍLIA ADRIELLE S. DE OLIVEIRA , ROGERIO DE OLIVEIRA JR.
IMPORTÂNCIA DO CONCEITO DE ARQUIFONEMA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS BRASILEIROS ROGERIO DE OLIVEIRA JR. , MARÍLIA ADRIELLE SIQUEIRA DE OLIVEIRA
DIFICULDADES FONÉTICAS, PROCEDENTES DA REALIZAÇÃO SONORA DE ARQUIFONEMAS, DO FALANTE DE ESPANHOL QUE APRENDE PORTUGUÊS: IDENTIFICAÇÃO, DIAGNÓSTICO E PROPOSTAS DE SUPERAÇÃO CRISTIANE SIQUEIRA DE RESENDE
ST 10 - NUEVOS CAMINOS PARA LA ENSEÑANZA-APRENDIZAJE DE LA LENGUA ESPAÑOLA: EL ESPAÑOL COMO PRÁCTICA SOCIAL | SESSÃO 02
Título Autor(es)
UNA PERSPECTIVA PLURILINGÜE EN LA ENSEÑANZA DE LENGUAS: EL CASO DE LA TRÍPLICE FRONTERA BRASIL-PERÚ-BOLIVIA DESDE LAS PERCEPCIONES DE LOS DOCENTES MARISTELA ALVES DE SOUZA DINIZ
LENGUA COMO PRÁCTICA SOCIAL: PIBID DENTRO Y FUERA DE LAS CLASES DE ESPAÑOL CRISTINA CORRAL ESTEVE , FABIELE STOCKMANS DE NARDI
PRODUCCIÓN DE MATERIAL DIDÁCTICO PARA CURSO DE LETRAS ESPAÑOL EAD CLACI INES SCHNEIDER
ST 12 - PARA UMA HISTÓRIA DA LITERATURA HISPANO-AMERICANA: TEMAS E DEBATES ATUAIS | SESSÃO 01 - LITERATURA HISPANO-AMERICANA: DISCURSOS, LINGUAGENS, TRANSMEDIALIDADES
Título Autor(es)
LITERATURA HISPANOAMERICANA Y OTROS LENGUAJES IDALIA MOREJON ARNAIZ
AMÉRICAS TRANSITIVAS, ESCRITA NÔMADE E REDES DO LITERÁRIO ISABEL CRISTINA JASINSKI
APROXIMACION A LA POESIA DIGITAL HISPANOAMERICANA DARÍO SÁNCHEZ
COMUNIDAD LITERARIA E HISTÓRIA DE LA LITERATURA HISPANOAMERICANA: PROBLEMAS TEÓRICOS Y METODOLÓGICOS ANA CECILIA ARIAS OLMOS , ELENA PALMERO GONZÁLEZ
POESIA ORAL, PERFORMANCE E REPRESERANTAÇÃO: VOZES DO POETRY SLAM NO BRASIL E NA ARGENTINA ARY PIMENTEL
ST 14 - AFINAL, POR QUE DEVEMOS RESISTIR E CONTINUAR ENSINANDO ESPANHOL NO BRASIL? | SESSÃO 01
Título Autor(es)
DO PLURILINGUISMO AO INGLÊS OBRIGATÓRIO: QUE PERSPECTIVA DE ENSINO DE LÍNGUAS DEFENDEMOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA? ALICE MORAES REGO DE SOUZA , DEL CARMEN DAHER
SEGUIR ENSINANDO ESPANHOL NO BRASIL: A RELEVÂNCIA DE UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL FABIO SAMPAIO DE ALMEIDA
ENTREPOLÍTICAS: REVISITANDO A TRAJETÓRIA DO ENSINO DE ESPANHOL NO BRASIL SOB O OLHAR DAS POLÍTICAS COGNITIVAS DIEGO DA SILVA VARGAS
ST 15 - PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE ESPANHOL PARA CONTEXTOS DIVERSOS | SESSÃO 01
Título Autor(es)
A NOÇÃO DE GÊNEROS DO DISCURSO COMO ELEMENTO ARTICULADOR DE TEORIA E PRÁTICA NA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ESPANHOL NA ESCOLA CHARLENE CIDRINI FERREIRA
ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (E/LE/ADICIONAL) NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO: PERSPECTIVAS CARMEM SÍLVIA FÉLIX VENTURI
MATERIAL DIDÁTICO EM ESPANHOL COM BASE EM GÊNERO PARA UM CURSO EM GUIA DE TURISMO: PLANEJANDO A PARTIR DA ANÁLISE DE NECESSIDADES NATALIA LABELLA-SÁNCHEZ
ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA ESPANHOLA PARA PRIVADOS DE LIBERDADE: RELATO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO THAYANE SILVA CAMPOS
ST 13 - METODOLOGIAS E RECURSOS INOVADORES NA PRÁTICA DO ENSINO DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA | SESSÃO 01
Título Autor(es)
APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS OFFLINES ALINE CAROLINA FERREIRA FARIAS
INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS JULIANA CRISTINA FAGGION BERGMANN
LIVRO DIDÁTICO E APLICATIVO MÓVEL: UMA INTEGRAÇÃO POTENCIALIZADORA KADHINY MENDONÇA DE SOUZA POLICARPO
COLMEIA DE APPS: PLATAFORMA COLABORATIVA DE ANÁLISEDE APLICATIVOS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS GABRIELA MARÇAL NUNES
A IMPORTÂNCIA DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA BÁRBARA FRANCO
ATIVIDADES INCLUSIVAS E FLEXIBILIZADAS NA AULA DE LÍNGUA ESPANHOLA. PRÁTICA E ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL MARY ANNE WARKEN S. SOBOTTKA , MARA GONZALEZ BEZERRA
O JÚRI SIMULADO COMO APORTE METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA LITERATURA EM LÍNGUA ESPANHOLA: UM RELATO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ROGÉRIO BACK
EL USO DE MATERIALES AUDIOVISUALES EN LAS CLASES DE ESPAÑOL CLACI INES SCHNEIDER
ST 12 - PARA UMA HISTÓRIA DA LITERATURA HISPANO-AMERICANA: TEMAS E DEBATES ATUAIS | SESSÃO 02 - DESLOCAMENTOS LINGUÍSTICOS, CULTURAIS E TEÓRICOS NA LITERATURA HISPANO-AMERICANA
Título Autor(es)
FORMAÇÃO E DERIVAÇÕES DO TÓPICO DO EXÍLIO NA LITERATURA HISPANO-AMERICANA SILVIA CÁRCAMO
A AMÉRICA LATINA TAMBÉM (SE) ESCREVE EM INGLÊS: NOTAS PARA UMA HISTORIOGRAFIA LITERÁRIA DA DIÁSPORA LÍVIA SANTOS DE SOUZA
AUTONOMIA E VANGUARDA: ENTRE A HETEROGENEIDADE CULTURAL E A “TRADIÇÃO DA RUPTURA” VIVIANA GELADO
POR UNA HISTORIOGRAFÍA LITERARIA LATINOAMERICANA LINGÜÍSTICAMENTE DIVERSA PABLO GASPARINI
DUAS QUESTÕES INTEMPESTIVAS PARA “UMA” HISTÓRIA DA LITERATURA HISPANO-AMERICANA RODRIGO LABRIOLA
ST 14 - AFINAL, POR QUE DEVEMOS RESISTIR E CONTINUAR ENSINANDO ESPANHOL NO BRASIL? | SESSÃO 02
Título Autor(es)
O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA EM MANAUS À LUZ DA GLOTOPOLÍTICA FELIPE MIGUEL CASTRO HEUFEMANN
O (NÃO) LUGAR DO ESPANHOL: UMA REVIRAVOLTA NA POLÍTICA LINGUÍSTICA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO RIO DE JANEIRO GRAZIELE FERREIRA DOS ANJOS
BNCC: O LUGAR DA LÍNGUA ESPANHOLA NO CURRÍCULO DE SERGIPE DO ENSINO MÉDIO ISABELLA SILVA DOS SANTOS
O ESPANHOL NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO DO CEFET/RJ: RELATO DE EXPERIÊNCIA KATIA CELESTE DIAS HENRIQUES
ST 15 - PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE ESPANHOL PARA CONTEXTOS DIVERSOS | SESSÃO 02
Título Autor(es)
CURSO DE ESPANHOL DESDE A PERSPECTIVA DA ARTE: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NO IFRJ BÁRBARA REGINA DE ANDRADE CALDAS , GISELLE DA MOTTA GIL
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS DIMENSÕES LINGUÍSTICO-ORAL E ARTÍSTICO-LITERÁRIA NAS AULAS DE ESPANHOL COMO LE: PROPOSTAS E RESULTADOS MARISTELA DA SILVA PINTO , DEBORA RIBEIRO LOPES ZOLETTI
O USO DE JOGOS PARA RETENÇÃO DE VOCABULÁRIO EM ESPANHOL TALITA DOS SANTOS GONÇALVES
ST 16 - METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE ESPANHOL COM TECNOLOGIAS: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS | SESSÃO 01
Título Autor(es)
TELECOLABORAÇÃO EM CONTEXTO DE METODOLOGIAS INOVADORAS: PRÁTICAS DE TELETANDEM PORTUGUÊS E ESPANHOL KELLY CRISTIANE HENSCHEL POBBE DE CARVALHO
LA SUBTITULACIÓN PARA LA MEJORA DE LA EXPRESIÓN E INTERACCIÓN ESCRITAS EN LA ENSEÑANZA DE ELE: UNA EXPERIENCIA PRÁCTICA ANDRÉS GARCÍA GARCÍA
PEGUEM O CELULAR PORQUE A AULA JÁ VAI COMEÇAR VANESSA VILLARDI PEREIRA
ST 12 - PARA UMA HISTÓRIA DA LITERATURA HISPANO-AMERICANA: TEMAS E DEBATES ATUAIS | SESSÃO 03 - A NARRATIVA NA LITERATURA HISPANO-AMERICANA: FORMAS, VOZES, DISCURSOS
Título Autor(es)
ESCRITURAS DEL YO EN EL CONTEXTO DE LA LITERATURA HISPANOAMERICANA ADRIANA KANZEPOLSKY
A CRÔNICA HISPANO-AMERICANA EM TRÊS TEMPOS MIRIAM VIVIANA GÁRATE
O JORNALISMO LITERÁRIO NA AMÉRICA LATINA: NOTAS SOBRE UM GÊNERO FRONTEIRIÇO DIOGO DE HOLLANDA CAVALCANTI
NARRATIVAS FANTÁSTICAS NA LITERATURA HISPANO-AMERICANA RAFAEL EDUARDO GUTIERREZ GIRALDO
ESPAÇO NARRATIVO NO ROMANCE LATINO-AMERICANO: UM PERCURSO LAURA HOSIASSON
ST 14 - AFINAL, POR QUE DEVEMOS RESISTIR E CONTINUAR ENSINANDO ESPANHOL NO BRASIL? | SESSÃO 03
Título Autor(es)
O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE CORUMBÁ-MS NA FRONTEIRA BRASIL/BOLÍVIA MARIANA VACA CONDE
AÇÕES GLOTOPOLÍTICAS PARA O ENSINO DO ESPANHOL: EVENTOS E RESISTÊNCIA NO AMAZONAS WAGNER BARROS TEIXEIRA
PRÁTICAS DIALÓGICAS NO ENSINO DE ESPANHOL EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA LILIANE JOSÉ FERNANDES , MARIA CRISTINA GIORGI
FARSA OU VITÓRIA? O ÁRDUO PERCURSO DO ESPANHOL: DE LÍNGUA ESTRANGEIRA OPTATIVA A COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO SHAYANE FRANÇA LOPES
ST 15 - PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE ESPANHOL PARA CONTEXTOS DIVERSOS | SESSÃO 03
Título Autor(es)
ALGUNAS CONSIDERACIONES EN TORNO A LA ELABORACIÓN DE MATERIALES DIDÁCTICOS PARA LA ENSEÑANZA-APRENDIZAJE DEL ESPAÑOL EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN BRASIL GREGORIO PEREZ DE OBANOS ROMERO , IVÁN ULLOA BUSTINZA
PRODUÇÃO DE UNIDADES DIDÁTICAS COMO PRÁTICA DE ENSINO PARA ALUNOS NO INÍCIO DA GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM LETRAS-ESPANHOL DANIEL MAZZARO
ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NO IDIOMAS SEM FRONTEIRAS: UMA EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA ALEX SANDRO BECKHAUSER , IRANILDES ALMEIDA DE OLIVEIRA LIMA
ST 18 - PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E FORMAÇÃO DOCENTE EM LÍNGUA ESPANHOLA: PERSPECTIVAS DISCURSIVAS (II) | SESSÃO 01
Título Autor(es)
A IMAGEM DO NEGRO E DA NEGRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL DOUGLAS COELHO ALVES FERREIRA
MATERIAIS DIDÁTICOS DE ESPANHOL PARA CRIANÇAS E PEDAGOGIA DECOLONIAL ANDRÉA CONCEIÇÃO BRAGA ANTUNES , DAYALA VARGENS
IDENTIDADES E APAGAMENTOS DAS DIFERENÇAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL BRUNA MARIA SILVA SILVÉRIO
ST 16 - METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE ESPANHOL COM TECNOLOGIAS: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS | SESSÃO 02
Título Autor(es)
O USO DA TECNOLOGIA PARA PROPORCIONAR PROTAGONISMO A APRENDIZES EM AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO SUPERIOR ROSÂNGELA APARECIDA DANTAS DE OLIVEIRA
O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESPANHOL MEDIADO POR TECNOLOGIA: PERCURSOS INVESTIGATIVOS TRAÇADOS NA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DA USP E UFPB MÔNICA FERREIRA MAYRINK , ANA BERENICE PERES MARTORELLI
ST 18 - PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E FORMAÇÃO DOCENTE EM LÍNGUA ESPANHOLA: PERSPECTIVAS DISCURSIVAS (II) | SESSÃO 02
Título Autor(es)
DIMENSÃO ARGUMENTATIVA EM GÊNEROS INFORMATIVOS DA ESFERA JORNALÍSTICA ELZIMAR GOETTENAUER DE MARINS-COSTA
REFLEXIONES Y ESTRATEGIAS PARA LA FORMACIÓN DE LECTORES CRÍTICOS EN LA CLASE DE ESPAÑOL MARÍA ESPERANZA IZUEL
SOCIEDADE-DISCURSO-COGNIÇÃO: UMA PROPOSTA DE PERCURSO DIDÁTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO CRÍTICO GERALDO EMANUEL DE ABREU SILVA
O TRABALHO DO PROFESSOR DE ESPANHOL EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19 DAYALA VARGENS
ST 17 - O PENSAMENTO DECOLONIAL E SUA RESSONÂNCIAS NOS BENS MATERIAIS E IMATERIAIS DA AMÉRICA LATINA | SESSÃO 01
Título Autor(es)
ASALTO AL PARAISO EM UMA LÓGICA SUBVERSIVA E TRANSGRESSORA RENATA FERREIRA ALVES
PATRIMONIO ANCESTRAL: RAIZ Y ESENCIA DE LA CULTURA DE UN PUEBLO XIMENA ANTONIA DÍAZ MERINO
O FAZER PEDAGÓGICO EM DIÁLOGO COM O PENSAMENTO DECOLONIAL ROSINEIDE GUILHERME DA SILVA
GRANDES PROJETOS NOS SÉCULOS XX E XXI E SEUS IMPACTOS SOBRE AS POPULAÇÕES AMAZÔNICAS CESAR MARTINS DE SOUZA
CULTURA, PATRIMÔNIO E DECOLONIALIDADE NA IDENTIDADE LATINO-AMERICANA SARA ARAÚJO BRITO FAZOLLO
ST 19 - DISPUTAS, ADESÕES E ENFRENTAMENTOS NAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DO BRASIL E DA AMÉRICA LATINA | SESSÃO 01
Título Autor(es)
POLÍTICAS DE ABERTURA E/OU FECHAMENTO EM TORNO DA PLURALIDADE LINGUÍSTICO-CULTURAL NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL DO ENSINO FUNDAMENTAL MARCUS VINÍCIUS DA SILVA
O QUE PENSAM JOVENS ESTUDANTES BRASILEIROS SOBRE A LEITURA E SER LEITOR EM LÍNGUA ESTRANGEIRA? RAFAEL BORGES RIBEIRO DOS SANTOS
ESPAÑOL COMO LENGUA DE MIGRACIÓN EN RORAIMA Y LAS NUEVAS POLÍTICAS LINGÜÍSTICAS HORIZONTALES Y VERTICALES CORA ELENA GONZALO ZAMBRANO
UNIVERSIDADE, INTERNACIONALIZAÇÃO E O STATUS DAS LÍNGUAS: UM PANORAMA NO NORDESTE DO BRASIL ANDREA SILVA PONTE
O PERCURSO DO ESPANHOL NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFRJ: NOVOS DESAFIOS MARIA JULIA NASCIMENTO SOUSA RAMOS
ST 17 - O PENSAMENTO DECOLONIAL E SUA RESSONÂNCIAS NOS BENS MATERIAIS E IMATERIAIS DA AMÉRICA LATINA | SESSÃO 02
Título Autor(es)
A INFLUÊNCIA DA LITERATURA NO INTERESSE POR LIMA: UMA RELEITURA DE LA CIUDAD Y LOS PERROS DE MARIO VARGAS LLOSA YASMIN JUSTO DA SILVA
O DISCURSO, A CIDADE E O PATRIMÔNIO NA TESSITURA POÉTICA TUÑONEANA DAYENNY. MIRANDA
PATRIMONIO CULTURAL E TRANSCULTURAÇÃO EM LOS RÍOS PROFUNDOS SHIRLENE DOS SANTOS SILVA
HISTÓRIA E IMAGEM: AS VERSÕES DO MITO MEXICANO MALINCHE WALQUÍRIA RODRIGUES PEREIRA
ST 18 - PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E FORMAÇÃO DOCENTE EM LÍNGUA ESPANHOLA: PERSPECTIVAS DISCURSIVAS (II) | SESSÃO 03
Título Autor(es)
BNC-FORMAÇÃO: UMA AMEAÇA À FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS? LUCIANA FREITAS
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA: TENDÊNCIAS DE PESQUISAS NA ÁREA RODRIGO VITORINO RAMOS COSTA
A PORTARIA 2.449 E O FUROR SOCIAL LILIENE MARIA HANOVICH NOVAES DA SILVA
ST 19 - DISPUTAS, ADESÕES E ENFRENTAMENTOS NAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DO BRASIL E DA AMÉRICA LATINA | SESSÃO 02
Título Autor(es)
LA DIVERSIDAD LINGÜÍSTICA Y SUS CONDICIONES DE POSIBILIDAD EN EL SISTEMA UNIVERSITARIO LATINOAMERICANO: LA UNILA COMO CASO PARTICULAR DE LO POSIBLE ARIEL MATÍAS BLANCO , BRUNA MACEDO DE OLIVEIRA
A PUBLICAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE ESPANHOL NO BRASIL DOS ANOS 40: AÇÃO POLÍTICA COM PERSPECTIVAS GLOTOPOLÍTICAS DIEGO JOSÉ ALVES ALEXANDRE
PORTUGUÊS BRASILEIRO E ESPANHOL COMO LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NA EDUCAÇÃO ARGENTINA, URUGUAIA E BRASILEIRA ENTRE 2010 E 2020: POSIÇÃO DESTACADA OU PERIFÉRICA? GLENDA HELLER CÁCERES
A LÍNGUA ESPANHOLA NO DESPERTAR DE UMA SUBJETIVIDADE SILENCIADA GREICE DE NÓBREGA E SOUSA
ST 20 - A LÍNGUA ESPANHOLA NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: REFLEXÕES SOBRE SUA PRESENÇA EM DIVERSOS CONTEXTOS E PERSPECTIVAS FUTURAS | SESSÃO 01
Título Autor(es)
ENSINO DE ESPANHOL “ESTRANHO NO NINHO” NOS CURSOS TECNOLÓGICOS NO SEPT DA UFPR LIDIA BEATRIZ SELMO DE FOTI
O LUGAR DA LÍNGUA ESPANHOLA NO IFCE: ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS? ADRIANA TEIXEIRA PEREIRA
EDUCAÇÃO LÍNGUÍSTICA EM ESPANHOL NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO (CODAP/UFS): ESPAÇO PARA FORMAÇÃO DOCENTE ANTÔNIO CARLOS SILVA JÚNIOR
ST 21 - FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE ESPANHOL: POLÍTICAS EDUCACIONAIS E AÇÕES NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR | SESSÃO 01
Título Autor(es)
A FORMAÇÃO LINGUÍSTICA-GRAMATICAL NO MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL PARA O ESPANHOL LE/LA VALÉRIA JANE SIQUEIRA LOUREIRO
LOS SISTEMAS DE CREENCIAS DE GRADUANDOS DE UN CURSO UNIVERSITARIO DE FORMACIÓN DE PROFESORES DE ELE SOBRE LA COMPETENCIA COMUNICATIVA IDELSO ESPINOSA TASET
A SIGNIFICAÇÃO E REPRESENTAÇÃO EM AULAS DE ESPANHOL DÉBORA SIMÕES ARAÚJO
PRÁTICAS DE LEITURA E INTERCULTURALIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA ROSINEIDE GUILHERME DA SILVA , SARA ARAÚJO BRITO FAZOLLO
ST 19 - DISPUTAS, ADESÕES E ENFRENTAMENTOS NAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DO BRASIL E DA AMÉRICA LATINA | SESSÃO 03
Título Autor(es)
PROJETOS DE LEIS PARA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO DO ESPANHOL NAS REDES DE ENSINO ESTADUAIS (2017-2020) AYRTON RIBEIRO DE SOUZA
ENTRE A MENÇÃO CAUTELOSA E O TOTAL APAGAMENTO: RELAÇÕES ENTRE DIREITOS LINGUÍSTICOS, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DIVERSIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS E ESPANHOL DEISE CRISTINA DE LIMA PICANÇO
SIELE: EFECTOS GLOTOPOLÍTICOS MARIA TERESA CELADA
POLÍTICAS DE GARANTIA DE DIREITOS LINGUÍSTICOS EM PAÍSES LATINO-AMERICANOS E “FONIAS” NEOCOLONIAIS: RELAÇÕES E TENSÕES FERNANDA CASTELANO RODRIGUES
ST 20 - A LÍNGUA ESPANHOLA NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: REFLEXÕES SOBRE SUA PRESENÇA EM DIVERSOS CONTEXTOS E PERSPECTIVAS FUTURAS | SESSÃO 02
Título Autor(es)
A LÍNGUA ESPANHOLA NO CONTEXTO FRONTEIRIÇO DE RORAIMA: ENSINO, PERSPECTIVAS E PRÁTICAS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA-IFRR NATHÁLIA OLIVEIRA DA SILVA MENEZES , DÉBORA SILVA BRITO DA LUZ
O HISPANISMO, A LINGUÍSTICA APLICADA E AS PESQUISAS SOBRE ENSINO DE ESPANHOL NOS INSTITUTOS FEDERAIS ANTONIO FERREIRA DA SILVA JÚNIOR
O ESTADO BRASILEIRO E O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: UM OLHAR GLOTOPOLÍTICO SOBRE O ENSINO DE ESPANHOL NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO JORGE RODRIGUES DE SOUZA JUNIOR
ST 06 - DISCURSO E COMPARAÇÃO. PESQUISAS E PROBLEMAS TEÓRICO-METODOLÓGICOS | SESSÃO 01
Título Autor(es)
CONSTRUÇÕES JORNALÍSTICAS ACERCA DO CACEROLAZO ARGENTINO E DO PANELAÇO BRASILEIRO QUE COLOCAM EM CIRCULAÇÃO O DISCURSO POPULISTA PRISCILA MARINHO
UM ESTUDO DISCURSIVO DE FANFICTIONS EM LÍNGUA ESPANHOLA CAMILA PINHAL DO NASCIMENTO
“ESCOLA SEM PARTIDO” E “CON MIS HIJOS NO TE METAS”: O DISCURSO SOBRE EDUCAÇÃO DE MOVIMENTOS CONSERVADORES NO BRASIL E NA ARGENTINA TALITA MARIA DE SOUZA
CONSTRUÇÕES PRONOMINAIS COMPARAÇÃO DA ESCRITA DE ALUNOS BOLIVIANOS E DESCENDENTES DE PRIMEIRA GERAÇÃO COM A DE ALUNOS BRASILEIROS SEM NENHUMA ASCENDÊNCIA HISPÂNICA RENIE ROBIM
SINTAXIS DE LO INEXORABLE. PRESENTACIÓN DEL RECLAMO POR DESAPARECIDOS EM MANIFIESTOS DE ORGANIZACIONES DE FAMILIARES EM ARGENTINA Y EM BRASIL EM LA DÉCADA DEL 70 ADRIÁN PABLO FANJUL
A DISTÂNCIA DO LUGAR DE ORIGEM NO FOLCLORE ARGENTINO E NO FORRÓ: DESTINO OU INTERVENÇÃO DIVINA ANDREIA DOS SANTOS MENEZES
ST 21 - FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE ESPANHOL: POLÍTICAS EDUCACIONAIS E AÇÕES NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR | SESSÃO 02
Título Autor(es)
O PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE EM LÍNGUA ESPANHOLA: INVESTIGANDO UMA PRÁTICA JOZIANE FERRAZ DE ASSIS
AS REGULAMENTAÇÕES EDUCACIONAIS DE 2016 A 2019 E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL DANIELA SAYURI KAWAMOTO KANASHIRO , DANIELE DE OLIVEIRA MOREIRA BARBOSA
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A PRÁTICA FACE AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES ANA KARLA PEREIRA DE MIRANDA
A AVALIAÇÃO SOB AS TEORIAS ATIVAS NO ENSINO DE E/LE: EXPERIÊNCIA DO PIBID DA UFRN IZABEL SOUZA DO NASCIMENTO
METODOLOGIAS ATIVAS E A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM ESPANHOL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ELDA ROSA RODRIGUES DA SILVA BRITO , VALÉRIA JANE SIQUEIRA LOUREIRO
ST 24 - DE LAS CRÓNICAS MEDIEVALES CASTELLANAS A LAS CRÓNICAS DE ÍNDIAS, ENTRE LA LITERATURA Y LA HISTORIA. LA HISTORIA POR DETRÁS DE LA HISTORIA | SESSÃO 01
Título Autor(es)
ASPECTOS DA MEMÓRIA NAS OBRAS DE LEONOR LÓPEZ DE CÓRDOBA E MARGERY KEMPE FERNANDA CARDOSO NUNES , LUCIANA ELEONORA DE FREITAS CALADO DEPLAGNE
LA ANIMALIZACIÓN EN LA LITERATURA. DE LA EDAD MEDIA AL SIGLO XX CON JULIO CORTAZAR GILBÉRIA FELIPE ALVES DINIZ
A RELAÇÃO ENTRE A CULTURA ESCRITA E O PODER HISTORIOGRÁFICO NO MEDIEVO LUCIANO JOSÉ VIANNA
ST 25 - ESTUDOS ANDINOS NO BRASIL: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E CRÍTICAS SOBRE LITERATURAS E CULTURAS ANDINAS | SESSÃO 01
Título Autor(es)
(RE)CONFIGURAÇÕES DAS MOBILIDADES CULTURAIS EM OS RIOS PROFUNDOS, DE JOSÉ MARIA ARGUEDAS, E DOIS IRMÃOS , DE MILTON HATOUM EZILDA MACIEL DA SILVA
TANKAYLLU E ZUMBAYLLU, REPRESENTANTES DA HETEROGENEIDADE CULTURAL EM LOS RÍOS PROFUNDOS ELAYNE CASTRO CORREIA
A AUTOTRADUÇÃO E O BILINGUISMO QUECHUA/CASTELHANO EM ARGUEDAS LÍGIA KARINA MARTINS DE ANDRADE
MIRADA DE NIÑOS: RELACIONES ENTRE MITO Y JUEGO EN LOS RÍOS PROFUNDOS DE JOSÉ MARÍA ARGUEDAS JUAN JOSÉ MAGÁN JOAQUÍN
ST 22 - ESTUDIOS DE LA LENGUA ESPAÑOLA: ENTRE LOS DOCUMENTOS HISTÓRICOS Y EL MUNDO DIGITAL | SESSÃO 01
Título Autor(es)
MARCAS DE ORALIDADE E TEMPORALIDADE: UM OLHAR PARA AS FORMAS CLÍTICAS EM TRADUÇÕES DE QUIJOTE PARA O PORTUGUÊS LEANDRA CRISTINA DE OLIVEIRA , BEATRICE TÁVORA
QUESTÕES SOCIOLINGUÍSTICAS NA TRADUÇÃO COLABORATIVA DE PEÇAS TEATRAIS LEANDRA CRISTINA DE OLIVEIRA , MARÍLIA CARBONARI
DA TRADUÇÃO MECÂNICA À TRANSCRIAÇÃO: O GOOGLE E A TRADUÇÃO POÉTICA LUIZETE GUIMARÃES BARROS , RAFAEL CAMORLINGA ALCARAZ
ANÁLISIS DE CORPUS ELECTRÓNICOS DE ESPAÑOL MEDIANTE EL SISTEMA NOOJ CAROLINA PAOLA TRAMALLINO
ST 24 - DE LAS CRÓNICAS MEDIEVALES CASTELLANAS A LAS CRÓNICAS DE ÍNDIAS, ENTRE LA LITERATURA Y LA HISTORIA. LA HISTORIA POR DETRÁS DE LA HISTORIA | SESSÃO 02
Título Autor(es)
TACHADURA Y MARGINALIA EN LA CRÓNICA OFICIAL DE INDIAS DE FERNÁNDEZ DE OVIEDO VANINA M TEGLIA
CONSTRUCCIÓN Y FUNCIÓN SOCIAL DEL HÉROE MEDIEVAL VISTOS DESDE EL CANTAR DE MÍO CID. UNA VÍA DE DOS SENTIDOS ENTRE TEXTO Y CONTEXTO LUIS ERNESTO BARRIGA ALFARO
CRÓNICA DEL PERÚ: ENTRE A UTOPIA E A IDEOLOGIA NA BUSCA DE UM MUNDO CRISTIANIZADO YASMIN DE ANDRADE ALVES
LAS CRÓNICAS DE INDIAS, ENTRE LA LITERATURA Y LA HISTORIA. LA HISTORIA POR DETRÁS DE LA HISTORIA JUAN IGNACIO JURADO CENTURIÓN LOPEZ
JUAN GINÉS DE SEPÚLVEDA, HUMANISTA Y CRONISTA REAL: DE LA CRÓNICA MEDIEVAL A DE ORBE NOVO JUAN PABLO MARTÍN RODRIGUES
ST 25 - ESTUDOS ANDINOS NO BRASIL: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E CRÍTICAS SOBRE LITERATURAS E CULTURAS ANDINAS | SESSÃO 02
Título Autor(es)
SANTIAGO RONCAGLIOLO Y ABRIL ROJO PARTICIPACIÓN EN EL DISCURSO HISTÓRICO MARCELO JORGE PÉREZ
MESTIZAJE E IDENTIDADE CULTURAL EM AVES SIN NIDO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA PROTAGONISTA ISABELLE SANTOS ARAÚJO , JUAN PABLO MARTÍN RODRIGUES
DE INGA A MANDINGA: DIÁLOGOS AFRO-ANDINOS EN MALAMBO, NOVELA AFROPERUANA JUAN MANUEL OLAYA ROCHA
DA CONTINUIDADE DE RASU-ÑITI: UM RELATO SOBRE A APRENDIZAGEM DA DANZA DE LAS TIJERAS AYACUCHANA EM LIMA A PARTIR DA IMERSÃO CULTURAL CARLA DAMEANE PEREIRA DE SOUZA
ST 23 - ESTUDOS DESCRITIVOS SOBRE A LÍNGUA ESPANHOLA A PARTIR DA LINGUÍSTICA COGNITIVA | SESSÃO 01
Título Autor(es)
A EXPRESSÃO DA POSSE EM ESPANHOL E NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: ESTUDO COMPARADO DE ALGUMAS CONSTRUÇÕES BENIVALDO JOSÉ DE ARAÚJO JÚNIOR
NOS SEMO URUGUAIO: UMA ANÁLISE CONTRUCIONISTA DAS FORMAS DE TRATAMENTO NA FRONTEIRA BRASIL-URUGUAI MAGDA BATISTA DE SANT' ANNA MARTINS
CONSIDERAÇÕES INICIAIS ACERCA USO DO FUTURO DO SUBJUNTIVO NO ESPANHOL CONTEMPORÂNEO DO PARAGUAI À LUZ DA GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES KEREN BETSABE GONZÁLEZ RODRÍGUEZ
EL GORDO ESE: DISCUTINDO UMA CONSTRUÇÃO DE VALORAÇÃO NEGATIVA DO ESPANHOL PAULO PINHEIRO-CORREA
ST 25 - ESTUDOS ANDINOS NO BRASIL: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E CRÍTICAS SOBRE LITERATURAS E CULTURAS ANDINAS | SESSÃO 03
Título Autor(es)
HISTÓRIA E LITERATURA NO PERU COLONIAL DO SÉCULO XVII: O “DIÁRIO DE LIMA”, DE MUGABURU VINICIUS DE PAULA ARAGÃO
PERFORMANCE DA CONQUISTA E TRADUÇÃO, ENTRE MEMÓRIA E APAGAMENTO ELEONORA FRENKEL BARRETTO
LA ESCUELA EN LA LITERATURA PERUANA ROMULO MONTE ALTO
ST 20 - A LÍNGUA ESPANHOLA NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: REFLEXÕES SOBRE SUA PRESENÇA EM DIVERSOS CONTEXTOS E PERSPECTIVAS FUTURAS | SESSÃO 03
Título Autor(es)
MÚSICA NA AULA DE ELE: UMA EXPERIÊNCIA PARTICIPATIVA WELLINGSON VALENTE DOS REIS
LA ENSEÑANZA DE ESPAÑOL COMO LENGUA ESTRANJERA A ESTUDIANTES CON NECESIDADES EDUCATIVAS ESPECIALES MÁRCIO ROBERTO ALMEIDA PINA
LÍNGUA, POLÍTICA E LIVROS DIDÁTICOS PARA O MUNDO DO TRABALHO LUCIANA DE CARVALHO
A LÍNGUA ESPANHOLA NO CONTEXTO DE INTERNACIONALIZAÇÃO NO IFFLUMINENSE – CAMPUS CABO FRIO MARIA CÉLIA CARDOSO DE LIRA
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL EM TURMAS DE HOSPEDAGEM NA MODALIDADE PROEJA SARAH ELIZABETH DE MENEZES TEIXEIRA

Prêmio Hispanismos: Primeiras Experiências

VENCEDOR DO PRÊMIO PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS
#NIUNAMENOS: Músicas como instrumento de denúncia, Manifesto, (r)existência e empoderamento feminino
Ana Kariny Santos de Jesus e Ludmila Scarano Barros Coimbra
VENCEDOR DO PRÊMIO PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS
As dimensões de poder e solidariedade no uso das formas de tratamento: Um estudo das vozes femininas em entremeses cervantinos
Camila Rodrigues Albuquerque e Leandra Cristina de Oliveira
La literacidad visual como parte de la formación lectora en la enseñanza aprendizaje de E/le
Caroline Bezerra do Nascimento e Fabiele Stockmans de Nardi
La ciudad virreinal de México y su vida cotidiana en las pinturas y crónicas urbanas del XVIII
Elisabeth Fromentoux Braga e Alfredo Adolfo Cordiviola
O uso pedagógico da fotografia na educação linguística em espanhol
Márcio dos Santos e Raquel La Corte dos Santos
VENCEDOR DO PRÊMIO PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS
Cantos noturnos: Uma leitura de três poemas de Rubén Darío
Marina Barzaghi de Laurentiis e Adriana Kanzepolsky
Los negros hablan em versos: Poesia de autoria negra em las classes de Español
Thiago Martins Rodrigues e Liliam Ramos da Silva

Lançamento de Livros

Babylonia Blues: Relatos delirantes

Franklin Larrubia Valverde

Cultura e literatura no ensino de língua-discurso

Silvana Serrani

Entre a letra e a tela. Literatura, imprensa e cinema na América Latina (1896-1932)

Miriam Viviana Gárate

Escritas descentradas. O ensaio dos escritores de ficção na América Latina (1970-2010)

Ana Cecilia Arias Olmos

Formas híbridas

Rafael Eduardo Gutierrez Giraldo

Introducción a la teoría poética del siglo de oro español

Wagner Monteiro Pereira

Linguagens visuais. Literatura. Artes. Cultura.

Danusa Depes Portas

Línguas para fins específicos: Revisitando conceitos e práticas

Antonio Ferreira da Silva Júnior

Objetos de memória. Materialidades do passado na América Colonial

Alfredo Cordiviola

Sóror Juana Inês de La Cruz: Como antigona eu vim para dizer não e paguei o preço de minha ousadia

Margareth Torres de Alencar Costa

Teoria e prática da tradução: Legendagem, HQ, textos técnicos e científicos

Juliana Cristina Faggion Bergmann
Andrea Cesco

Traçado de uma história: Ficção e realidades nas narrativas Hispano-Americanas do século XIX

Brenda Carlos de Andrade

Tradução, arquivos, políticas

Rodrigo Labriola

América Latina e língua espanhola: Discussões decoloniais?, pontes editores, 2020

Cleidimar Aparecida Mendonça e Silva

Escritas em trânsito. Cinco poetas cubanas de Nova York/ Escrituras en tránsito/Cinco poetas cubanas de Nueva York antologia bilíngue (português/espanhol)

Elena Palmero González

Uma literatura que se quer crítica – Diluição de fronteiras entra a crítica literária e a ficção contemporânea

Renata Magdaleno

Trilce/ teatro: guión, personajes y público (Aracaju, Brasil: Editora ABH, 2017)

Pedro Granados

Realização e Apoio

Realização

Apoio

Malha